Na China, preço do minério dispara 24%

O aumento no número de casos da covid-19 no Brasil é um fator de preocupação para a economia brasileira, mas também acende sinal de alerta do outro lado do mundo, destaca o Estadão. Na China, principal parceiro comercial do País, os preços do minério de ferro dispararam 24% nos últimos 30 dias com os negociadores […] O post Na China, preço do minério dispara 24% apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.

O aumento no número de casos da covid-19 no Brasil é um fator de preocupação para a economia brasileira, mas também acende sinal de alerta do outro lado do mundo, destaca o Estadão. Na China, principal parceiro comercial do País, os preços do minério de ferro dispararam 24% nos últimos 30 dias com os negociadores temendo que a situação da pandemia por aqui provoque interrupções na cadeia de fornecimento do material – o que atrapalharia ou, no mínimo, tornaria mais cara a retomada da segunda maior economia do mundo, primeira a entrar e a sair da crise causada pelo novo coronavírus.

O Brasil não é o principal fornecedor de minério à China: esse posto é da Austrália, que vende aos chineses 63% do minério que eles consomem. Entretanto, a australiana Rio Tinto compete de perto com a brasileira Vale no mercado mundial. A Rio Tinto espera produzir de 324 milhões a 334 milhões de toneladas de finos de minério em 2020; a brasileira Vale, entre 310 milhões e 330 milhões de toneladas.

O mercado para ambas tem se aquecido à medida que a China retoma suas atividades no pós-covid e, em maio, a tonelada do minério no porto chinês de Qingdao ficou consistentemente acima dos US$ 90. Na sexta-feira, deu um salto de 5% e chegou a US$ 102. “O grande ponto tem sido o Brasil se tornar um epicentro da doença e as operações da Vale serem paralisadas”, diz, sob condição de anonimato, o analista de um grande banco de investimento.

Ao peso da Vale na cadeia mundial de minério de ferro se soma, no curto prazo, um fator sazonal que já havia reduzido, até março, os embarques para a China. O primeiro trimestre, que em geral tem produção menor no Brasil por conta das chuvas, foi ainda mais prejudicado pela pluviometria em 2020. O fator, que já havia aparecido nos balanços de Vale, CSN e Usiminas, foi confirmado pela divulgação do Produto Interno Bruto pelo IBGE na Sexta-feira.

Leia Também:

A indústria extrativa no País cresceu 4,8% em um ano, mas a alta foi puxada pelo setor de petróleo e gás, que compensou a queda na mineração. A produção da mineradora no primeiro trimestre já havia dado uma pista do resultado. De janeiro a março, a Vale extraiu 18,2% menos minério em suas minas que no mesmo período de 2019, marcado pela tragédia de Brumadinho (MG).

Concorrência. Na semana passada, a China criou barreiras alfandegárias adicionais ao minério de ferro australiano, o que despertou, no país da Oceania, temores de que o produto brasileiro seja liberado muito mais rápido nos portos chineses. Adicionalmente, as críticas da Austrália à maneira como Pequim lidou com a covid-19 têm levado tensão à relação entre os dois países. Mas, em eventual cenário de problemas na mineração brasileira, os chineses dificilmente teriam para onde correr. “A China não deve impor novas restrições à Austrália porque não conseguiria comprar minério de outra região”, diz Daniel Sasson, analista de commodities do Itaú BBA. Ou seja: problemas no Brasil podem abrir mais espaço para o minério australiano no mercado chinês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O post Na China, preço do minério dispara 24% apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.

[original-link-rel='nofollow']Notícia da fonte[/original-link-rel='nofollow']

Compartilhar

Deixe seu comentário

Postagens recentes

A Série D vem aí: vai começar a Quarta Divisão do futebol brasileiro

Fase de grupos da 12º edição do campeonato tem início neste sábado (19) e o…

29 minutos Atrás

Secretário de Trump | Mike Pompeo visita refugiados em RR e diz que Maduro é 'traficante' que vai cair

Mike Pompeo visita refugiados em RR e diz que Maduro é 'traficante' que vai cair

1 hora Atrás

Mudança de hábitos | Empresas do Brasil se tornam aliadas de funcionários que querem perder peso

Empresas do Brasil se tornam aliadas de funcionários que querem perder peso

2 horas Atrás

A Fazenda 12: Record censura exibição da festa no ao vivo e público se revolta

A Fazenda tem festa censurada Nesta sexta (18), teve mais uma festa em A Fazenda…

2 horas Atrás

China denuncia 'intimidação' dos EUA por medidas contra TikTok e WeChat

A China acusou os Estados Unidos de atos de "intimidação" ao proibir o download dos…

2 horas Atrás

'A Fazenda 12' | Jojo Todynho abandona festa e vai dormir

Jojo Todynho abandona festa e vai dormir

2 horas Atrás

'A Fazenda 12' | Jojo Todynho abandona festa e vai dormir

Jojo Todynho abandona festa e vai dormir

2 horas Atrás

A Fazenda 12: Fernandinho Beatbox volta para A Fazenda e detona Luiza Ambiel: “Falsa”

Fernandinho Beatbox detonou peões de A Fazenda O artista Fernandinho Beatbox voltou a aparecer em…

2 horas Atrás

70 anos da TV no Brasil: Globo Repórter relembra o início e pensa no futuro

No primeiro de dois programas especiais, nesta sexta (18), nossa equipe relembrou o que foi…

2 horas Atrás

Audiência 18/08: Último capítulo de Fina Estampa explode no Ibope enquanto SBT e Record fracassam horrores

Confira em primeira mão a audiência dos principais canais de televisão como Globo, Record, SBT…

2 horas Atrás

Se ficar o bicho morre

O Pantanal é um tratado de ciência política. O único lugar do mundo onde jacaré,…

2 horas Atrás

Whats Notícias, usa os cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.