Categorias: G1

Paciente com Covid-19 morre no Hospital de Acari, Rio, e certidão de óbito aponta 'pneumonia'

Caso aconteceu no Hospital Ronaldo Gazolla, apontado como referência no tratamento da doença. Secretaria Municipal de Saúde diz que houve erro e pede desculpas à família. Declaração de óbito apontou 'sepse pulmonar e pneumonia viral' Reprodução A...


Caso aconteceu no Hospital Ronaldo Gazolla, apontado como referência no tratamento da doença. Secretaria Municipal de Saúde diz que houve erro e pede desculpas à família. Declaração de óbito apontou 'sepse pulmonar e pneumonia viral' Reprodução A cuidadora Teresa, de 73 anos, morreu no último dia 23, no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio. Apesar de ter feito um teste de Covid-19 com resultado positivo, a declaração de óbito diz que ela morreu de "sepse pulmonar - pneumonia viral". Em 12 de maio, ao entrar na unidade, que é referência ao tratamento do novo coronavírus no município, Teresa – o nome completo será mantido em sigilo à pedido da família – já havia feito um exame em um laboratório particular, ao qual o G1 teve acesso. O resultado do método PCR deu "detectado". O quadro, no entanto, não foi o bastante para que sua morte fosse registrada na declaração de óbito como Covid-19. Segundo a declaração de óbito, Teresa morreu de problemas pulmonares – que inclusive são sintomas da doença. Resultado positivo de exame de Covid da paciente Reprodução O G1 questionou a Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde – reconheceu que houve "erro no preenchimento da declaração de óbito e pediu desculpas à família da paciente" (veja a nota completa está no fim da reportagem). A RioSaúde explica que, mesmo com a declaração não registrando Covid-19, o óbito de Teresa será contabilizado nas estatísticas da doença divulgadas pela prefeitura. Por 30 anos, a senhora trabalhou como cuidadora e morou na Zona Sul do Rio. Segundo parentes, apesar das orientações das autoridades de saúde para se isolar socialmente e usar as máscaras caso precisasse sair de casa, ela manteve a rotina. Ia à rua fazer as compras e sem máscara, contam familiares. Nos primeiros dias de maio, começou a sentir os sintomas e foi diagnosticada. Inicialmente, foi acompanhada em casa por um médico mas seu quadro piorou. Levada para a UPA de Botafogo, Teresa foi transferida para o Ronaldo Gazzola, onde morreu, após 11 dias internada e com diagnóstico diferente daquele com o qual entrou. Hospital Ronaldo Gazolla é referência para pacientes de Covid-19 no Rio de Janeiro Reprodução/TV Globo O que diz a RioSaúde "A Sra. T. é um caso positivo de covid-19, notificado em 18 de maio no Sistema de Investigação de Vigilância Epidemiológica (Sivep) do Ministério da Saúde, pelo Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Houve, de fato, um erro do médico no preenchimento da Declaração de Óbito, ao descrever as causas da morte, mas não sinalizar que se tratava de caso positivo de covid-19. A direção do Hospital Ronaldo Gazolla pede desculpas à família. Não há, contudo, qualquer prejuízo ao monitoramento da epidemia na cidade, uma vez que a notificação no Sivep foi feita devidamente pelo hospital e, desta forma, o óbito será contabilizado nas estatísticas da doença."

G1

Leia Também:
Compartilhar

Deixe seu comentário

Postagens recentes

Sarkozy perde batalha jurídica em caso de financiamento líbio

O tribunal de apelação de Paris rejeitou nesta quinta-feira um recurso apresentado pelo ex-presidente francês…

9 minutos Atrás

Alesp deve votar ajuste de Doria sem aval de comissão

Devido à tramitação em regime de urgência, o projeto de ajuste fiscal enviado pelo governador…

10 minutos Atrás

Investimentos de estrangeiros no País recuam 85%

As contas externas registraram superávit de US$ 3,721 bilhões em agosto deste ano, segundo números…

15 minutos Atrás

No Equador, Santos pega Delfín para encaminhar vaga no mata-mata da Libertadores

Após empatar com o Olimpia na rodada anterior da fase de grupos da Copa Libertadores,…

17 minutos Atrás

Coelho mantém foco em ajudar o Corinthians e evita falar de futuro

Técnico do Timão permanece como interino enquanto dirigentes seguem sem definição em relação a um…

17 minutos Atrás

Novo primeiro-ministro japonês quer melhorar relações com a Coreia do Sul

As relações diplomáticas entre Japão e Coreia do Sul, deterioradas nos últimos anos, devem melhorar…

38 minutos Atrás

Joshua Wong, ativista pró-democracia de Hong Kong, detido por “reunião ilegal em 2019”

O ativista Joshua Wong, um dos rostos mais conhecidos do movimento pró-democracia em Hong Kong,…

44 minutos Atrás

Fluminense encara Atlético-GO em vantagem e aposta em Nenê para confirmar vaga

O Fluminense aposta na experiência e na fase artilheira de Nenê diante do Atlético-GO para…

47 minutos Atrás

Após 39 dias internada, jovem de 18 anos carregada no capô de carro após acidente recebe alta no DF

Paula Thays estava na carona da moto do namorado quando foi atingida pelo motorista Caio…

1 hora Atrás

Com negócios em família, confecções de Juruaia seguem tradição no ramo de moda íntima

A maioria das empresas divide o dia a dia empresarial entre familiares em Juruaia (MG).…

1 hora Atrás

Whats Notícias, usa os cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.