Categorias: G1

Plataformas digitais auxiliam trabalhadores da agricultura familiar a escoar produção

As ações buscam alternativas para ajudar os trabalhadores que tiveram a renda afetada pela pandemia de Covid-19. Em tempos de pandemia, muitos trabalhadores da agricultura familiar, enfrentam dificuldades para escoar a produção e levar produtos ...


As ações buscam alternativas para ajudar os trabalhadores que tiveram a renda afetada pela pandemia de Covid-19. Em tempos de pandemia, muitos trabalhadores da agricultura familiar, enfrentam dificuldades para escoar a produção e levar produtos até as cidades. Uma alternativa para diminuir os impactos econômicos gerados por causa disto, é utilizar plataformas digitais para vendas, através de redes sociais, aplicativos ou telefone. [Confira a lista de cooperativas baianas com serviço delivery na lista no final do texto] Uma dessas opções é o catálogo Delivey Agricultura Familiar, desenvolvido pelo Governo do Estado. O documento lista contatos de cooperativas de agricultura familiar na Bahia que estão com serviços de entrega em casa. Conheça a startup que faz entregas de produtos de cooperativas baianas; Segundo o secretário estadual de desenvolvimento rural, Josias Gomes, as principais cooperativas de agricultura familiar baianas já haviam desenvolvido alternativas apara chegar ao consumidor final, através da Internet, por outro lado isso passou a ser mais utilizado devido a pandemia: "Isso não estava sendo utilizado largamente como está sendo feito agora, no período da pandemia. Com isso, [...] nós conseguimos criar plataformas que estão permitido as cooperativas chegarem até os seus consumidores", explica. A Bahia tem 593 mil agricultores familiares, segundo dados divulgados em 2019 pelo censo agro, do IBGE. Eles representam 77,8% dos 762 mil estabelecimentos agropecuários da Bahia. A produção familiar emprega mais de 1,5 milhão de pessoas na Bahia, o equivalente a 72,3% do total de trabalhadores agropecuários do estado. Cafés da Chapada Por causa das chuvas que ocorreram neste mês de maio, as previsões indicam que a safra de café deste ano será próspera. Para escoar esta produção, a Cooperativa de Produtores de Café de Piatã (Coopiatã) desenvolveu um 'balcão de vendas' na Internet, onde os produtos estão disponíveis para venda, sem atravessadores . Site da Coopiatã, para vendas de produtos da agricultura familiar G1 Bahia Os grupo também está presente nas redes sociais, no Instagram e no Facebook. Com apenas um mês de funcionamento, a plataforma atraiu outras cooperativas e diversificou os produtos disponíveis. A Cooperativa de Trabalho do Sul da Bahia (Coopesba), especializada em produtos derivados do cacau passou a vender produtos no site. Na plataforma também é possível encontrar produtos de frutas nativas, como umbu e maracujá, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Contatos Lista de cooperativas baianas com serviço de entrega em casa fonte: Catálogo Delivery da Agricultura Familiar Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

G1

Leia Também:
Compartilhar

Deixe seu comentário

Postagens recentes

Ação ‘Troque uma arma por um brinquedo’ é realizada em Manaus

Os servidores do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), da Secretaria de Segurança Pública do…

11 minutos Atrás

Vice da Liberta-2002, São Caetano vive drama e leva 9 x 0 na Série D

Com salários atrasados, time principal do São Caetano pretendeu dar W.O em jogo contra o…

15 minutos Atrás

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão contra aliciamento de menores

Policiais civis da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santa Isabel do Rio Negro,…

15 minutos Atrás

Ultramaratonista corre por 12 horas para arrecadar doações para o GAAC de Leme

É o quarto ano que a atleta realiza a ação. Arrecadações são vendidas no bazar…

21 minutos Atrás

Promotor de vendas agride ex-companheira na zona norte de Manaus

Nesta sexta-feira (23/10), por volta das 9h, a equipe da Delegacia Especializada em Crimes Contra…

21 minutos Atrás

Cuiabá perde para o Sampaio Corrêa e se distancia da liderança da Série B

O Cuiabá tropeçou pela terceira vez seguida ao, neste sábado, ser derrotado pelo Sampaio Corrêa,…

24 minutos Atrás

Rama Dantas defende plano de obras públicas em João Pessoa

Candidata do PSTU falou sobre propostas para geração de emprego e renda. Rama Dantas defende…

27 minutos Atrás

Veja – Sargento da Polícia Civil e ex-conselheiro tutelar são presos por assaltos a agências bancárias em Manaus

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), cumpriu, na…

27 minutos Atrás

Eleições 2020: Veja o dia de campanha dos candidatos a prefeito de Montes Claros neste sábado (24)

Candidatos fizeram visitas em vários pontos da cidade e ouviram demandas da população. Os candidatos…

30 minutos Atrás

Whats Notícias, usa os cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.